quarta-feira, janeiro 12, 2011

Na terça feira, serviram um almoço pros intercambistas, apresentando os diretores da universidade e talz, numa mesa bem chique, tipo casamento e depois deram varias palestras sobre cultural adjustment. Eles querem ser bem claros aqui e o diretor do escritório internacional fez um exemplo bem legal durante uma palestra. Ele mostrou uma planta que estava em um pequeno vaso, sem lugar pra crescer, tirou ela do vaso, a desenraizando, falando que aquilo era a gente ter que abandonar nossas famílias, amigos e costumes pra trás. Daí ele transportou a muda pra uma caneca da PSU, que era o nosso novo lar. O foda eh que no meio das palestras ficam fazendo uns joguinhos bestas, tipo de acampamento de igreja pro pessoal se enturmar. Me irrita um pouco ser tratado como criança, já somos bem grandinhos pra nos enturmarmos sozinhos e bebendo. Uma coisa legal que eles tem aqui, pra quem sabe andar de bicicleta é um cara que te empresta uma bicicleta por 30 dólares por todo o semestre. E se você devolver a bicicleta, eles ainda te devolvem os 30 dólares no final do semestre. Depois das palestras, fomos no Garret do escritório internacional. Lá tem varias coisas que estudantes antigos abandonam e eu peguei uns cobertores a mais, pratos, caneca térmica, garfo, faca, cesto de lixo, e um telefone pro meu quarto. Nem anotaram o que eu peguei, nem tenho que devolver no final do semestre. E a caneca é muito boa. Nesse dia, no almoço conheci mais um finlandês, amigo do Markus, que já era da turma. Ele chegou atrasado porque como começou a nevar não tinha mais vôos naqueles jatinhos pequenos pra Joplin, então ele teve que vir de táxi pra ca desde Kansas City (ou KC como eles chamam por aqui). Gastou 300 dolares só pra vir (o voo custava uns 50). Depois levaram todo mundo pra jantar no centro comunitário de uma igreja (nesse ponto eu já tava me sentindo um mendigo, pegando cobertores usados e comendo comida doada pela igreja) e fazer compras no Wal-Mart. Comprei uma câmera fotográfica nova e um celular daqui (custa tipo 20 dolares um aparelho prepago, bem simprão da Nokia, mas o bom eh que pelo menos agora tenho um despertador, a tomada do meu celular não entrava nas tomadas daqui – a do meu celular tem aquela saída de dois pontos redondos, então desde que meu celular descarregou só tinha o relógio do Notebook, se tinha alguma coisa de manhã eu tinha que pedir pra finlandesa bater na porta do meu quarto me chamar). Depois na volta paramos numa Licour Store e eu fui tomar umas cervejas nos finlandeses (eles moram num lugar mais caro q é tipo uma republica mesmo, cada um tem seu quarto, eles tem sua sala e talz). Um fato babaca dos celulares daqui é que você tem que pagar pra receber mensagens e chamadas! Então vou ter que ficar colocando crédito no celular. Puta bosta. Depois do finlandês fomos pra casa de uns amigos de um Paraguaio que vai se formar por aqui, eh típica republica americana, tv gigante, play3, gente do mundo inteiro, bongs, luz estroboscópia e aparelhagem de dj no sótão, bem loco.

Na quarta cheguei mais tarde na orientação, já que vi que tinha umas coisas bem bestas no bagulho, tipo orientação sobre como dirigir uma bicicleta em segurança (beleza que eles tem neve, mas perae neh!) e mais joguinhos bestas. Mas peguei a parte sobre o seguro saúde e o tour pela universidade. Serviram um almoço meia boca (macarrão e salada, mas com cookies fenomenais de sobremesa, como na janta anterior, que também tinha uns brownies sensacionais), mas free é free, neh¿ Depois fiz uma prova que era tipo uma redação pra eles verem qual é meu nível de inglês. Não precisava fazer na verdade, eh mais pra quem pretende se formar por aqui, mas não tinha nada melhor pra fazer mesmo, então...acho que fui bem. Agora eh enrolar um pouco até a janta.

Nenhum comentário: