sábado, abril 30, 2011

Sobre Smallville, Metropolis e Gotham

Eu sempre costumava brincar que tinha saído de Smallville me mudado pra Metropolis quando parti de Jaú pra estudar e trabalhar em São Paulo. Sempre considerei Jaú uma cidade pequena e supus que a cidade onde o Superman passou a infância seria parecida com aquela onde eu passei a infância. Mas eu estava enganado, nem imaginava que nos EUA as cidades fossem geralmente tão pequenas. Aqui tem 20 mil habitantes e tem cidades ainda menores ao redor, com mil e poucos habitantes. Aqui tem uma escola só de colegial, não tem padaria ou farmácia fora as do supermercado, é uma vila, pequena de verdade. Ou seja, pela primeira vez me encontro em Smallville. São Paulo não é Metropolis, Metropolis é uma cidade limpa, clara, onde as pessoas se conhecem. Jaú é Metropolis, uma cidade grande, que pra gente talvez até não pareça, porque conhecemos cada escola, restaurante ou balada, mas que pelo padrão americano ou europeu, pelo tanto de coisas que tem e pela população seria considerada grande. São Paulo é Gotham City, uma cidade cheia de arranha-céus, em sua maior parte suja, feia, entupida de gente, com tanta coisa pra se fazer que você nem consegue acompanhar tudo, onde você não se sente seguro porque tem malucos criminosos pra todos os lados. Mas ainda assim outra cidade que eu aprendi a chamar de lar. Ainda que minha cidade do coração sempre seja Metropolis.

Nenhum comentário: