quinta-feira, outubro 04, 2018

Lua de Gelo e Vinho Dia 06 - Mercado Central, Palacio de la Moneda e Hard Rock Cafe

Havíamos deixado o sábado livre, então acordamos novamente com calma pra tomar um café da manhã reforçado e demorado antes de sair em direção ao metrô, de onde partiríamos rumo a estação mais próxima do centro, pra conhecer o Mercado Central. Estava tudo meio fechado e pra comer as famosas centollas ("king crabs") ia ficar mais caro que no dia anterior, fora o fato de que, como aManda não come nada marinho, um carangueijo gigante talvez fosse demais pra mim sozinho. Enquanto caminhávamos pelo centro, passamos pela Universidade do Chile, que estava realizando uma feira de livros. E ali, achei uma ótima lembrança de viagem: uma hq novinha nunca lançada no Brasil do meu autor chileno favorito: "Os filhos de Topo", do Jodorowsky. Depois, fomos até o Chino Mall, que é basicamente uma galeria japa como as centenas que existem em SP, que um guia havia nos recomendado como o melhor lugar para comprar camisas do Colo-Colo (time chileno que tinha enfrentado o Palmeiras no dia anterior e infestado a cidade com palmeireneses). A ideia de ir ao jogo até passou pela minha cabeça, mas os ingressos já estavam esgotados assim que desembarcamos em Santiago.

O lugar não tinha nada muito interessante, e as camisas eram caram demais, então saímos de lá e caminhamos novamente na direção da Plaza de Armas. Um guia brasileiro que encontramos por lá tentando vender passeios nos avisou que a troca da guarda do Palácio de la Moneda estava prestes a acontecer, as 11h, então tocamos pra lá pra conferir qualé que era. A cerimônia acontece a cada 2 dias, é toda pomposa, tem banda, desfile e cavalos, e acabou sendo uma sorte poder conferir esse evento típico que nem fazia parte da nossa programação.
Conferimos uma exposição de baleias chilenas que estava acontecendo no museu ali perto, depois pegamos um taxi ate uma loja de joias que minha mãe havia recomendado. Quando chegamos no local, a loja estava fechada e tinha uma placa de "se arrienda" pendurada na fachada. Então, pra aproveitar o taxímetro que estava rodando, decidimos conhecer o shopping Parque Arauco.

O Arauco costumava ser o grande shopping da cidade, antes da inauguração do Sky Costanera, e ainda vale a pena visitá-lo. É enorme, tem várias lojas e uma bela praça de alimentação. Lá provei a Pedro, Juan & Diego, que faz uns hot dogs incríveis com guacamole, aManda foi de Wendy´s e pegamos uns Dunkin´Donuts de sobremesa (que pela ocasião das festas patrias, estavam até cobertos com bandeirinhas chilenas).
Pegamos um uber de volta pra casa (na verdade pro hotel, que já estávamos chamando de casa) e finalmente sobrou um tempinho pra conhecer a piscina do hotel, que ficava na cobertura e também tinha uma ótima vista. Nada como flutuar no silêncio de uma piscina, podendo observar ao longe as cordilleras.

A noite, fomos mais uma vez pro shopping Costanera, fazer as últimas comprinhas da viagem (fazendo uma pausa pra mais um donut no caminho) e depois sentamos pra jantar no Hard Rock Cafe. Que é sempre uma boa pedida, já que tem as melhores músicas, é praticamente um museu pra fãs de rock (com várias guitarras, figurinos e posters autografados de bandas daora) e tem uma comida excelente. Amanda tomou uns drinks, eu uns chopps e comemos uma porção de buffalo wings com molho de gorgonzola, como se estivéssemos nos EUA. Na verdade, as asinhas foram meu segundo pedido. No primeiro, o cardápio me confundiu e eu pedi uma porção de couve-flor empanada no formato de asinha de frango, extremamente apimentada. Falha nostra, mas em minha defesa, tinha tanta pimenta, que o gosto do frango eu nem ia conseguir sentir mesmo, então acabou servindo como um bom aperitivo de qualquer forma, e acabamos aprendendo que couve-flor pode dar uma boa porção.

Curiosidade 06 sobre o Chile: foi lá que nasceu um gênio chamado Alejandro Jodorowsky, mestre do cinema surrealista mundial. Cineasta, actor, cartomante, escritor e fundador da Psicomagia, Em 1970 criou El Topo, um western sobre uma figura imortal e a sua travessia por um deserto repleto de desafios. Este sucesso fez-se ecoar pelo mundo fora e atraiu a atenção de diversas figuras ilustres, entre as quais John Lennon, que decidiu financiar o próximo filme de Alejandro, mais uma das suas obras primas, The Holy Mountain (1973). A sua adaptação de Dune, filme baseado na obra eterna de Frank Herbert, nunca chegou a avançar, talvez por ser demasiado megalómana e complexa de executar, com uma previsão de cerca de 15h de filme, banda sonora de Pink Floyd, com actores como Salvador Dali e Orson Welles, cenários de H.R. Giger e muitas dificuldades de produção (para mais detalhadas explicações impõe-se o visionamento do documentário Jodorowsky’s Dune). Em 1990 realizou The Rainbow Thief, um filme que foi um fracasso de bilheteira e fechou definitivamente as portas do grande cinema a Alejandro, que se dedicou mais fortemente à psicomagia e escrita de quadrinhos excepcionais (como o Incal, os Bórgia e outras várias parcerias com o Moebius).