quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Filmes novos pra que? Filmes novos pra quem?

Cinema, acabou. Sério, não aguento mais.

Ok, todo mundo sabe que Hollywood recicla as mesmas idéias ha décadas e décadas. Mas sei la, de uns tempos pra cá sinto que piorou. Fazia tempo que não via muitos filmes novos, mas com a lista dos indicados ao oscar liberada, decidi me arriscar a assistir alguns lançamentos nos mais variados gêneros (American Hustle - drama, Walter Mitty - mensagem de vá viver a vida, Frozen - animação nova da disney, Last Vegas - comédia, que deveria ser o novo "Se beber, não case"). Me arrependi.

Cinema, eu desisto de você.

Cada filme que comecei levou mais de um dia pra ser terminado, porque nenhum tinha sal, graça, brilho. Nada. Uma única ideia original me deixaria feliz. Mas só vi coisas batidas, atores conservados em formol, e as mesmas resoluções finais de sempre. Claro que o pessoal ainda sabe fazer boas cenas, boas atuações e tudo mais, mas os roteiros me incomodam muito. Não há nada de novo, só reboots, adaptações (de livros ou hqs), sequências, e o pior: formulas prontas. Que talvez até ainda funcionem, mas por quanto tempo?

Ainda existem um ou dois filmes bons com ideias originais sendo lançados por ano. Mas não passa muito disso. Na verdade, do ano passado mesmo, original, original de verdade, só consigo pensar em Bad Milo, Gravidade e Django. Que nem é tão original assim, nem mesmo no nome.

Calculo que há uns 10 anos as comédias de cinema acabaram, e que todos os roteiristas com capacidade pra fazer alguém rir estão na TV, nos seriados. Ainda havia um ou outro bom drama ou aventura divertida no cinema. Mas agora, com ótimos seriados de drama (Breaking Bad, SOA) e ótimos seriados de ação doo naipe de Spartacus, Vikings, e obviamente, Game of Thrones, o cinema tornou-se supérfluo de vez. Ponto pra tv, mas isso não deixa de ser um pé no saco. Porque seriados exigem muito mais tempo de você. É possível assistir dez filmes bons num mês, mas pra terminar 10 seriados bons você precisa aí de uns 2 anos, no mínimo.

De qualquer forma, na tela grande não existe mais nada que preste.

É uma pena Cinema, mas você perdeu a graça. E é hora de seguirmos caminhos distintos. 

Sempre teremos os clássicos.

Nenhum comentário: