segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Carro$$el

Uma coisa que sempre quis fazer foi apostar em cavalos. É um clássico. Nos filmes ou livros as pessoas sempre estão apostando em cavalos. E eu precisava fazer isso também. Tanto que quando estava em Nova York, foi uma das coisas que eu procurei pra fazer. Não acabou dando tempo. E deixei a ideia passar. Até que fiquei sabendo que dava pra apostar no próprio Jockey Clube de São Paulo! Caralho, como assim, porque ninguém me avisou isso antes? Achava que lá tinha só corridas, mas não apostas! E as apostas começam em só R$ 2! Tenho que jogar!
Assim, sábado a tarde, parti logo depois do almoço com meu bro (que também é adepto do tenho-que-fazer-de-tudo-nessa-vida-sim-senhor) pra conhecer o lugar.
O busão demorou mais do que eu esperava pra chegar no local, já que era só seguir uma maldita linha reta,  e de fds era pra ter menos carros na rua, mas tudo bem, em menos de uma hora, chegamos. 
O Jockey é um lugar imenso, a sala de apostas deve ter umas 30 cabines de vendas (ainda que só umas 10 funcionem), tem um bar popular e um bar burguês, cavalos imensos nas paredes de fora e uma puta pista de corrida. Em seus dias de glória, esse lugar devia ser do caralho!
Antes das corridas, desfilam com todos os cavalos do próximo páreo pra arquibancada, afinal, vai que você vai com a cara de algum e ao final, vai mó galera tirar uma foto com o cavalo vencedor.
Pedimos ajuda pro vendedor mais novo de apostas, que prontamente nos explicou como cada modalidade de aposta funcionava, contou quanta grana a galera ou ele mesmo ja tinham ganho e nos aconselhou a apostar nos cavalos mais leve (eles dão pra galera um jornalzinho com peso, nome, jockey, haras e quem são os pais de cada cavalo). E assim, começamos nossas apostas no 3o páreo da tarde.
Obviamente, perdemos. Mas recuperei minha grana nos 3 páreos seguintes (na verdade o saldo final foi de -3 reais, mas já tá otemo)! Sempre apostando "Place" (modalidade na qual você ganha se seu cavalo vencer em primeiro ou segundo lugar), e em dois cavalos diferentes. Ok, encontrar umas dicas de favoritos pregada numa parede, ajudou bastante.
A corrida em si, é tão rápida que você mal vê o que está acontecendo na sua frente, sendo mais fácil identificar as coisas pelo telão do que pela própria pista, mas a atmosfera dos apostadores vibrando, ainda que tão rapidamente, é muito foda.
As arquibancadas vibram como se a gente estivesse num jogo de futebol, com a galera torcendo talvez até com mais afinco, já que estão com dinheiro investido no resultado. Curti. Consigo torcer loucamente também quando posso ganhar uns trocados com isso.
Um belo programinha pra quem quer fazer algo diferente num sábado ou domingo a tarde. Que no final, acaba até sendo mais barato do que a maioria das outras opções por aí. Eu, com certeza voltarei. 
E ainda tentarei levar cada vez mais gente comigo, porque aparentemente o esporte é algo que está acabando, pelo menos em SP, muito provavelmente pela falta de divulgação. A grande maioria dos apostadores são idosos, que faziam com que as vezes eu me sentisse num bingo! 
Isso tem que mudar, ajudem a salvar essa coisa tão bonita que são as apostas em corridas de cavalos! Longa vida ao turfe!!! Boa, Winning Gold! Boa, Jackson Dance! Boa, Embaixador inglês!

Nenhum comentário: