quinta-feira, agosto 22, 2019

Cabinets de Curiosités

Nessa sexta, aproveitei mais uma promoção de passagens e voltei novamente pra Jau. Apesar da casa estar vazia, eu e Amanda tínhamos coisas pra fazer e carros pra ver e testar. Sábado de manhã, acordamos e já fomos logo correr atrás disso, depois paramos no Habib´s pra almoçar umas esfihas novas de picanha, carneiro e alpino. Sabia que esse é hoje o melhor lugar da cidade pra se tomar um bom suco?Serião, tem suco de framboesa, blueberry, açaí e amora. Com muuuita fruta,a um preço bastante justo. A tarde cochilei e li umas hqs (os anos 90 estão de volta com Doomsday Clock, Absolute Carnage e Venom), depois a noitinha fui buscar Amanda pra gente conhecer um novo lugar de carnes bem legal chamado All Ponto e irmos visitar o Raul, filhote recém-nascido do Gustinho. Demos só uma passada rápida por lá, e assistimos o excelente filme "Animais Noturnos" na Netflix.
Domingo passei a manhã vendo um especial do Mundo de Rock e terminando o anime Evangelion, depois fui com a Amanda buscar umas marmitas e balas de côco no Nardo pra gente almoçar na casa da vó dela. Alguns quadrinhos depois, meus pais chegam e pelo menos consigo ver eles um pouco, antes de pegar a carona de volta pra São Paulo. Ah, fato interessante: estava ouvindo esses dias um podcast que tentava explicar a psicologia do colecionismo (que tem muito a ver com construção de identidade, etc), que contava que a origem de muitos museus e coleções modernas eram os gabinetes de curiosidades ou os "quartos das maravilhas" de antigos aristocratas. Esses eram nomes utilizados pra designar os lugares onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII, se colecionava uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral. Os gabinetes de curiosidades ou quartos de maravilhas eram conhecidos como "Cabinets de Curiosités" na França, "Wunderkammern" na Alemanha e Áustria, "Wonder Chambers" na Grã-Bretanha e "Kunstkammer" na Dinamarca. O próprio Louvre, um dia começou assim. 

Obviamente, a partir de agora minha cômoda se chama gabinete de curisoidades. Lá dentro você pode encontrar todo tipo de memorabília da cultura pop. Coisas como coleções de figurinhas de chiclete dos Cavaleiros do Zodíaco, cards dos X-Men, brindes do McDonalds, fitas de gameboy, dezenas de ingressos de shows, exposições e filmes que vi em diferentes cinemas, moedas fictícias (como uma pataca do Tio Patinhas ou dinheiro que só podia ser usado pra comprar bebida na Mambo), anéis de super-herois e muito mais. Na verdade, admito que meio que sem querer querendo, as coleções estão se expandindo pra todos os outros móveis. Será que um dia minha coleção cresce o suficiente pra eu poder cobrar ingresso pra que visitem meu quarto das maravilhas?
Na verdade, no começo da internet vários blogueiros descreviam seus próprios sites como um wunderkammern, porque eram praticamente só um punhado de links para coisas ou histórias que eles achavam interessantes. Ou seja...você nesse exato momento já está no meu gabinete virtual de curiosidades!!! Espero que aprecie sua visita ;)

Nenhum comentário: