segunda-feira, janeiro 09, 2017

Review [Rogue One]

Star Wars não é uma saga fácil. Ela vem acompanhado de muita prepotência. Todo mundo vive falando o quanto a saga é foda, tipo a loja que chama "o melhor bolo de chocolate do mundo". E aí é aquele negócio, tem gente que disposta a aceitar que realmente vai ser demais e tem o cético que já vai esperando que os elogios sejam exagero. 
Na primeira vez que assisti Star Wars (episódio IV), não gostei. Era muito sério, confuso e os personagens (pra quem ainda tava na idade em que gostava de Cavaleiros do Zodíaco como melhor franquia) não eram carismáticos. Os rostos de alguns deles (droids e yoda puppet, por exemplo) nem se mexiam! 
O tempo passou e fui assistir Episódio I: A Ameaça Fantasma no cinema do shopping de Bauru com a família toda. E eu achei DO CARALHO! 
Não conseguia entender porque os fãs da trilogia original não gostaram do filme, pra mim foi ali que a saga começou. Fora a tela grande e eu já estar mais velho pra entender os conflitos políticos, tinha aquela graça de correr atrás de preencher as lacunas de incríveis personagens secundários que tinham pouco tempo de tela (como Darth Maul ou ou Quin gon), muita ação e obras-primas em matéria cenários (como o mundo submarino) e design de personagens  (os droidekas são bolinhas que chegam rolando e atirando, porra! que foda!). 
Depois disso, assisti todos os filmes que foram lançados posteriormente no cinema, joguei todos os videogames, li os principais livros e hqs do universo expandido pré e pós-disney, re-assisti os filmes clássicos dezenas de vezes (meu favorito, aliás, é o Retorno de Jedi), acompanhei as animações e passei a colecionar bonecos e todo tipo de memorabilia da saga. 
E o grande aprendizado depois de tudo isso é simples: quanto mais submerso no universo criado por George Lucas, mais você passa a curtir cada pequeno detalhe. De cara, é muita informação. Você precisa de tempo pra assimilar tudo que a série tem a oferecer.
É por isso que durante o EXCELENTE Rogue One, a Manda e a amiga dela dormiram (!!!), enquanto eu e o marido da amiga dela vibramos. 
Muita coisa só tem graça pra quem é fã mesmo. Como um Tarkin renascido em computação gráfica, por exemplo. Ou a aparição da Ghost (nave utilizada pelos heróis do desenho animado Rebels), os novos Calamari, a citação a Syndulla e a Obi-Wan, a aparição do senador Morgana ou o templo jedi caído no planeta Jedha! E também, é claro, a MELHOR CENA já vista até hoje do Darth Vader!
Além disso, tem rebeldes que são verdadeiros terroristas (!) que usam burca e tudo e podem servir pra mostrar que devemos ter uma maior compreensão com refugiados do oriente, pois nem todos são "extremistas do mal". E guerreiros rebeldes que realmente parecem soldados saídos de um filme da segunda guerra. Ou seja, como sempre, o design é foda e dá um show a parte!
Acredito que o filme também consiga ser fodapra quem não é expert no assunto, só acho que se torna muuuito melhor pra quem já chega no cinema "manjando dos paranauê". 
Portanto, meu conselho jovem padawan, é que você também venha pro lado negro da força! Você não vai se arrepender...

Nenhum comentário: