sexta-feira, junho 14, 2013

A gota d´água

Pra ler ouvindo "Fight the power"

Eu sou o cara mais alienado do mundo, e uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, é o tipo de notícia que eu geralmente comentaria, mas ontem o problema foi realmente esfregado na minha cara, então vamos lá.

Ontem estava em São Paulo, quando cancelaram uma entrevista no meio com a notícia de que milhares de  manifestantes estavam subindo a Paulista e que todo mundo estava deixando o prédio.

Desci a Augusta, como de costume, mas já dava pra sentir a tensão no ar. Na janela de um prédio, dois homens com os braços cruzados, espreitavam a rua. Um usava a máscara do V, outro a mascara do Jigsaw. O clima era tão denso, que nem tive coragem de tirar foto. Descendo mais um pouco, vi um grupinho de uma galerinha que não devia ter mais de 20 anos se reunindo com flores e faixas.

Isso é o que eu acho mais lindo desses protestos, os manifestantes tem todos entre 20 ou 30 anos, são muito novos, ou seja, por mais que as gerações de nossos pais sejam, em sua grande maioria, de bundões conformistas, as novas gerações não vão deixar abusos assim passarem batidos.As pessoas tão saindo nas ruas armadas com flores, usando escudos de vinagre! 

Ok, beleza que as pessoas só se mexeram mesmo quando sentiram o roubo em seus próprios bolsos e eu gostaria que tambem houvessem protestos pra furtos mais abstratos, que a galera não sente de forma tão direta, como nos casos do mensalão e o caralho, mas já é um começo. Os Anonymous br já estão até fazendo enquentes pra qual deveria ser o próximo motivo de manifestação.

Passei a Consolação calmamente, e fui pra casa. Minutos depois começo a ouvir os helicópteros e as explosões. Liguei a Tv e vi que a manifestação tava rolando na minha rua! Em frente aos bares onde bebo, em frente ao Mackenzie. A policia impediu a galera de subir do Anhangabau pra Paulista e o caos acabou literalmente batendo na porta de casa. Tinha até amigos meus passando na tv. A maira antonia tava bombando!

Sou 100% a favor do protesto, o preço da passagem em São Paulo já era um roubo. É caro e você é mal atendido, viaja apertado e o caralho. Mas lógico que vai ter uns malucos felas que vão se aproveitar do anonimato e de estar em maior numero pra descontar a raiva que sempre tiveram por qualquer motivo da polícia e querer atacar os PMs. Enquanto isso, os policiais, que vão estar em minoria, armados e nervosos, e no calor do momento, vão revidar com mais força do que o necessário. 

Agora, prender a galera que tava com vinagre (porque ele anula os efeitos das bombas de gás), já é um pouco demais. 

De qualquer forma, tudo isso gera mais buzz, e buzz é que nós queremos. 

PS 1: Fuck the police!

PS 2: Acho que quem está por tras dos protestos na verdade são os cobradores que não querem ter que dar troco em moeda!



Nenhum comentário: