terça-feira, junho 18, 2013

52 erros dos “Novos” 52 (#DCpcionado)

Os novos 52, a iniciativa da DC de zerar todas suas revistas para atrair novos leitores, já estao quase completando dois anos. Hora de listar os principais erros da editora:

 1 – O nome: Apesar de se vender como algo novo, os títulos da DC apresentam poucas mudanças significativas com relação a sua roupagem anterior. O Flash enfrenta a mesma galeria de vilões, o Superman tem os mesmos coadjuvantes, e no caso do Batman e do Lanterna e pior ainda, tudo continuou exatamente como estava antes do reboot.

 2 – O momento: escolheram a mini serie errada pra dar inicio ao reboot. Enquanto Darkseid tentou por anos destruir a vida no Universo DC, no final das contas quem destruiu a vida no UDC como nos o conhecíamos foi o Flash Reverso? Serio? O momento correto, se eh que ele existe, seria em Crise Final, mas a DC perdeu o momento e tentou se corrigir depois com uma mini serie boba, que passa longe de ter a chance de se tornar um clássico.

 3 – Artistas de peso: outro erro foi não investir em artistas melhores pra uma jogada tão grandiosa. São poucos os autores realmente bons responsáveis pelo novo universo. Grant Morrison, Geoff Johns e Scott Snyder, eu diria que são os principais. Mas muitos heróis que poderiam ter incríveis novas chances de dar certo no reboot, acabaram nas mãos de artistas sem graça, que não inovaram em nada as historias. Caso do Arqueiro Verde, Novos Titas, Superboy, Sociedade da Justiça, qualquer herói da Wildstorm e tantos outros que tinham historias sem graça antes do reboot e continuaram igual ou pior em sua nova encarnação.

 4- Desrespeito criativo: diversos autores, que se não são sinônimo de grande criatividade, no mínimo são reconhecidos por escreverem boas historias, como Gail Simone, George Perez e Paul Jenkins, foram pouco a pouco pedindo demissão da DC após o reboot. E todos fizeram isso reclamando da forma que a editora tem tratado seus artistas, com mudanças na narrativa de ultima hora, cortes em historias e coisas do gênero. 

5- Cada um no seu quadrado: Porque cargas d’agua colocaram o Brian Azarello, um puta escritor de historias noir, autor do ótimo 100 balas e da melhor mini-serie do universo de Flashpoint -sobre um universo paralelo no qual Bruce morre e eh Thomas Wayne, seu pai quem assume o manto do Batman- pra escrever mulher-maravilha? O cara eh foda em historias policiais e deveria estar em uma das revistas do morcego ao invés de ser desperdiçado na revista da Amazona, que sim, esta mais interessante, e eh um dos pontos altos dos novos 52, mas não vende tanto quanto um Batman do Azarello venderia.

6- Quanto aguenta a asa de um morcego? Pelo menos 5 dos 10 títulos mais vendidos da DC se apoiam no universo do Batman. Ok, o Batman eh foda, todo mundo concorda. Mas por quanto tempo sera que ele aguenta segurar a barra? Pior do que isso, se os títulos mais vendidos são aqueles que ignoram cronologicamente o reboot, isso não prova que ele não era necessário?

7 – Scott Snyder: Indiscutivelmente, o melhor titulo dos novos 52 eh o Batman do Snyder. A primeira saga, Corte das Corujas foi realmente incrível, mas na saga “Morte em Família” senti que o final da historia ficou devendo alguma coisa. Nada mudou e fiquei com a impressão de que o Snyder queria matar alguém, mas a DC vetou na ultima hora. Afinal, a saga chama “Morte em Família” e não morre ninguém? Agora, o autor ainda vai comandar um novo titulo, chamado Superman Unchained. Será que deixar os 2 maiores ícones da editora nas mãos de um único escritor vale a pena? Será que a qualidade de Batman não vai cair? Não sei, acho uma aposta arriscada demais, já que estamos falando do titulo mais vendido dos novos 52.

 8 –Quantidade x Qualidade: Nossa matéria termina aqui, afinal não serão 52 erros, porque se apegar a esse numero pode ser o maior erro da DC! A editora ficou presa a este numero besta e deveria parar de utiliza-lo o quanto antes. Eh impossível ter 52 revistas de qualidade em bancas, poxa, seria difícil até mesmo ter metade disso. A vontade de se manter fiel a esse numero gerou hqs como Rapina e Columba, Frankenstein, Supergirl e Vibro (???) Será que esses heróis precisam de uma revista só pra eles? A DC não precisa de 52 revistas mensais, ninguém precisa, ninguém esta contando. O que nós leitores queremos são historias de qualidade.
 
Ok, se você terminou de ler isso ateh o final, realmente eh alguém que curte quadrinhos, não soh amigo do gustt ou nerd poser, então não deixe de visitar o novo blog que criei em parceria com meu amigo Mr. Fenelon, pra posts focados em conteúdo nerd. Pra quem eh heavy reader, gamer ou collector mesmo. O endereço eh savidanerd.wordpress.com. Nos vemos por lah!

Nenhum comentário: