quinta-feira, abril 11, 2013

Memórias

A casa da minha vó, ali atrás da rodoviária costumava ser meu segundo lar. Tanto que numa epoca sem telefones celulares, o Gustinho e o Foggy tinham até o numero do telefone de lá. E eu me lembro nitidamente de assistir a dezenas de episódios dos cavaleiros do zodíaco no guardo dos meus avós, numa tv que tinha um controle remoto embutido na tv, tipo em cima, que eu achava o máximo. O resto da familia via novela na sala, e eu ficava no quarto deles vendo desenho. A tarde, enquanto minha voh rezava ou fazia palavras-cruzadas e meu vo perambulava sem parar pela casa, fazendo nada, e parando ocasionamente na varanda pra ver os onibus passando, eu ficava lendo os gibis que eram o começo de minha coleção. Lembro que minha vó na verdade me deu muitas das minhas primeiras revistas (da turma da monica e uma ação games com o Sonic na capa), quando eu a acompanhava até a banca da rodoviaria pra ela comprar suas cruzadinhas. Na epoca, todos os gibis  que eu tinha cabiam em uma pequena mochila e eu escrevia a caneta um numero em cada um deles pra saber quantos eu tinha. Chuva era motivo de alegria, ja que o que eu queria mesmo era ler e não nem podia sair no quintal, que pertencia a um fox paulistinha maldito de bravo, e era quando sempre rolava bolinhos de chuva, cheios de açúcar e canela, pro bem da minha infância obesa. Meus pais moravam em uma casa muito pequena naquele tempo, onde eu não tinha muito espaço pra mim, muito menos silêncio, então a casa de meus avós, que também eram meus padrinhos, era meu retiro favorito. Mas os anos passaram, muita coisa mudou (tipo, meus odiados tios voltarem pra morar em jau, trazendo ainda filhos basatardos pra estragar a paz da casa dos meus avós) e eu me afastei muito de la. Mais tempo passou, meus avós que começaram a passar mais tempo na nossa casa. Mais tempo passou, e eles faleceram. Já fazem 5 anos agora. E a casa deles, não foi vendida até hoje. Na verdade, foi literalmente abandonada. Invadida por mendigos. Entrei la semana passada e foi um choque muito grande pra mim. Tinha vasilhas de marmita, papeis amassados, pedaços de roupa, colchoes, bitucas de cigarro e lixo por todo lado. Toneladas e toneladas de lixo. Nao tinha nenhum movel, as paredes estavam pichadas. Foi muito triste ver que aquele lugar tao aconchegante ha poucos anos atras, tinha virado um moquifo daqueles. Agora colocaram uma grade enorme na frente da casa, que ficou parecendo a prisão do seriado The Walking Dead e chamaram uns caras pra limpar os entulhos, talvez a casa fique limpa, mas nunca mais sera a mesma. No meio do lixo, os caras acharam as unicas coisas que ficaram intocadas pelos mendigos e drogados. Albuns de fotografia. Deixando claro que tudo que sobra no fim são memórias e nada mais.

Nenhum comentário: