segunda-feira, janeiro 13, 2020

Kvalvass

O Kvass é uma bebida milenar russa que lembra a cerveja (mais exatamente a cerveja produzida nos primórdios), apesar de ter menos álcool, e que meu irmão descobriu lendo "Guerra e Paz". Durante o recesso, tentamos fazer um pouco em casa. E, apesar do resultado não ter sido maravilhoso (provavelmente falou algo pra melhorar o gosto), segue abaixo o passo-a-passo que seguimos na tentativa de criar uma bebida tipicamente Picagova:

Ingredientes:

3 litros d'água
6 fatias de pão de centeio
1 saquinho de fermento biológico
3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de uvas passas
Algumas folhas de hortelã
2 colheres de mel

Preparo:

1.Coloque as fatias de pão numa assadeira e deixe no forno até queimar. Ok, talvez a gente não tivesse que torrar tanto, mas essa é receita pro Kvalvass, ok? Nas receitas de verdade, o pão não pode queimar, senão dizem que a bebida vai sair amarga (o que provavelmente é verdade).

2.Ferva suas torradas queimadas numa panela grande. Depois deixe descansar durante a noite.

3. No dia seguinte, acorde antes da Maria chegar pra limpar a casa (e quiçá jogar sua mistura fora) e filtre esse líquido com um pedaço de pano velho. Adicione na mistura resultante o açúcar, a hortelã, as passas e o fermento. A cor já vai estar ficando bonita a essa altura.

4. Deixe decantando (tipo, não é pra esperar nada decantar, é só deixar "de canto mesmo") por mais um ou dois dias.

5. Agora filtre novamente essa mistura e coloque num recipiente de sua escolha (a gente usou uma garrafa de água de plástico mesmo e criei até um logo pro bagulho ficar mais profissa).

6. Bom, agora se você fez tudo certo ou simplesmente ignorou qualquer aviso e fez tudo no olho (que é o método certo na maioria das vezes), é só esperar gelar. 

Com sorte, sua bebida ficou doce o suficiente pra que você consiga tomar quando não tiver mais nada dando bobeira na geladeira. Todavia, mesmo se não rolar de beber o que você produziu, pelo menos vai ter passado momentos divertidos na cozinha.

Za Zdorovye! (Saúde!)

PS: se estiver procurando pela receita verdadeira é só clicar nesse link ou assistir a um dos vários tutoriais disponíveis no Youtube.


Nenhum comentário: