segunda-feira, setembro 26, 2016

3 Hacks para manter o foco e ser mais produtivo

Na semana passada, escrevi um artigo pra tentar um freela que acabou não rolando. De qualquer forma, acho que o resultado final ficou bem legal, as dicas dele são úteis e para que o texto não se torne um desperdício completo do meu tempo, vou publicá-lo aqui mesmo:

3 Hacks para manter o foco e ser mais produtivo
Graças a tecnologia e as redes sociais que estão à nossa disposição atualmente, parece que tem ficado cada vez mais difícil de conseguirmos nos concentrar verdadeiramente em alguma coisa.
De acordo com um artigo publicado pelo CDC no ano passado, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que cada vez mais crianças tem sido diagnosticadas com Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 
Isso não é exatamente uma grande surpresa, mas o fato é que ninguém precisa ser diagnosticado por um médico para perceber o quanto estamos vivendo cada vez mais dispersos.
Nossas redes sociais estão sempre rechadas com as últimas conquistas profissionais, desilusões amorosas e opniões políticas de nossos melhores amigos e inimigos.
A capacidade de armazenamento de nossos smartphones vive sobrecarregada por vídeos de gatos mal-humorados, cães malabaristas, bebês dançarinos, correntes, mensagens de áudio e imagens motivacionais.  
Como se não fosse o bastante, a Netflix ainda disponibiliza toda semana alguma nova série incrível que necessita de nossa atenção por, pelo menos, dez horas seguidas. E que seja soterrado por spoilers aquele que não atender ao chamado!
Muitas vezes, uma única tela parece não ser mais suficiente. Com tanta coisa acontecendo, fica realmente difícil manter o foco. 
De acordo com Meg Whitman, CEO da HP, em um artigo publicado no Linkedin, vivemos hoje em uma economia onde ideias são a mercadoria do momento. Em nenhum outro momento foi tão fácil transformar uma ideia em um novo produto ou serviço. Todavia, mais do que nunca, o sucesso é definido pela capacidade que você possui de transformar sua ideia em valor antes dos seus concorrentes.
Para que isso seja possível, é preciso treinar a intensidade de seu foco.
Milhares de pesquisas estão sendo realizadas nesse exato momento para enteder o que faz você assistir um vídeo até o final ou compartilhar algum contéudo. 
A maioria das coisas que consumimos tem sido desenhadas especificamente para atrair nossa atenção. Para nos fazer curtir, compartilhar e comentar. E inevitavelmente, nos fazer querer voltar em busca de mais. 
Além disso, muitas vezes voluntariamente disponibilizamos dezenas de novos canais através dos quais qualquer pessoa pode nos contatar: Whatsapp, Facebook, telefone, LinkedIn, Twitter, Snapchat, Instagram e dezenas de diferentes contas de e-mail pessoais e profissionais. 
Faça o simples exercício de contabilizar quantas formas seus amigos, colegas e parentes possuem atualmente para encontrá-lo no mundo digital. Existem grandes chances do volume ser assustadoramente alto.
Hoje em dia está até difícil encontrar alguém que não deixe o celular no modo silencioso. Afinal, o tempo todo tem alguma nova mensagem chegando. Um novo alerta. Uma nova solicitação de amizade. Um novo vídeo. Uma nova piada velha. Um pedido urgente no e-mail do trabalho. Um novo escândalo. Ou simplesmente outra foto de sua vizinha passando as férias em Orlando com os filhos.
Segundo David Rock, autor do livro Your Brain at Work, uma distração é uma coisa que nossos cérebros compreendem como sendo algo que tem potencial de ser perigoso e sendo assim requer atenção imediata. E sendo uma reação automática de nosso sistema, é basicamente incontrolável.
Dessa forma, é preciso de muito mais do que simples força de vontade para lutar contra as distrações. 
A "fórmula secreta" é que você pode aprender hacks que o ajudem a se concentrar em uma única coisa por um longo período de tempo, o que já o colocaria na frente da maioria, fazendo com que você assim ultrapasse noventa e nove por cento dos seus pares. 
Foco é a chave para ter sucesso nessa empreitada. Concentre-se em uma única tarefa, e foque nela intensamente. Se você puder fazer isso, vai possuir um poder que a maioria das pessoas não possui.
boa notícia boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser facilmente aprimorada através de treino constante.
Listamos a seguir 3 dicas que você poderá utilizar para aprimorar seu foco, tornando assim o seu dia a dia muito mais produtivo:
1. Não use seu telefone celular pelos primeiros 20 minutos do seu dia.
Tente fazer com que seu smartphone deixe de ser a primeira coisa para a qual você dá atenção assim que seu dia começa.
Antes de ser inevitavelmente tragado por um buraco negro de fofocas e e-mails de trabalho, dê a si mesmo um tempo longe da internet. 
Organize seus pensamentos e faça algo relaxante. Pode ser algo tão simples quanto fazer um café ou lavar a louça. 
Um bom exemplo para ilustrar essa dica é o chá de camomila. Segundo estudos recentes, a camomila nunca possuíu propriamente nenhuma substância que ajudesse nossos corpos a relaxarem ou a controlar a ansiedade. Na verdade é o processo de fazer o chá, que acabava funcionando como um ritual tranquilizador.
Sendo assim, não tenha pressa em ser sugado pelas notícias. Você terá tempo de se atualizar ao longo do resto do dia.
2. Final de semana offline
Tente se dar ao menos um dia da semana longe das correntes da tecnologia. Um sábado ou um domingo sem celular, tablet, notebook, televisão e videogame.
O que você fará com seu tempo não importa, o ponto é reaprender a viver por um curto período longe da conectividade constante e da gratificação instantânea do mundo dos likes.
As coisas nas quais você escolhe se concentrar ou opta por ignorar vão influenciar seriamente sua qualidade de vida. São elas que definem quem você é e como você se sente.
Se você trabalha com empreendedorismo no ramo de tecnologia, por exemplo, como conseguirá ver qualquer coisa longe da influência da ótica das últimas notícias do setor pelas quais tem sido impactado incessamente?
Um tempo "offline", pode ajudá-lo a digerir melhor suas próprias ideias e criar novas reflexões e conexões, algo que as constantes distrações do mundo digital tornam algo praticamente impossível de se vivenciar.
No dia seguinte, todos os seus contatos ainda estarão bem ali. Juntamente com atualizações de todos os "grandes feitos" que cada um deles concretizou no final de semana. Em publicações ricamente ilustradas com fotografias dos lugares que visitaram e dos pratos de comida que cada um consumiu.
3. Afaste-se da internet antes de ir e depois de voltar do trabalho
Estar conectado vinte e quatro horas por dia não é obrigatório. Sério. Não existe nenhuma lei que obrigue as pessoas a migrar instantaneamente do wi-fi para o 4G, e em seguida voltar do 4G para o Wi-fi, sucessivamente. 
A mensagem que diz "conteúdo visualizado", os famigerados tracinhos azuis do Whatsapp, capaz de criar um terrível sentimento de obrigação que faz com que você se sinta compelido a responder o mais rápido possível, seja lá quem for o emissor da mensagem, só será exibida se você permitir. E não estou me referindo aqui a uma opção de configuração. O melhor jeito de resistir contra a vontade de interagir é de fato não ler a mensagem.
Você tem plena capacidade para controlar suas redes sociais e o tempo de vida que você dedica a cada uma delas. Não permita que a tecnologia e a suposta necessidade de se manter o tempo todo conectado o dominem. O melhor jeito de fazer de se desprender dessas obrigações, é simplesmente aprender a se manter ocasionalmente afastado delas.
Tire um dia de folga. Uma simples "olhadinha rápida" em sua caixa de e-mails pode acabar roubando sua atenção pelo resto da noite. Um universo infinito de entretenimento e futividades está a apenas um clique de distância. É tentador demais. 
Talvez o simples ato de desligar o wi-fi de seus dispositivos possa servir como um gesto simbólico capaz de impulsionar um novo estilo de vida muito mais benéfico e produtivo. 
É motivador pensar que a sua capacidade de concentração depende do quão forte é seu compromisso em treinar essa habilidade.
Se você deseja um dia ganhar destacar no mercado de trabalho e dominar seu campo de atuação, talvez esteja na hora de aprender a cultivar seu foco.
Fonte: Entrepreneur

Nenhum comentário: