terça-feira, setembro 01, 2015

Mestre Cervejeiro

Quarta-feira retrasada fiz mais uma das coisinhas que tinha programado pras férias, mas que acabou sendo adiado por questões de agendamento: um curso de mestre cervejio! 
Nada mais justo do que conhecer o processo de fabricação de minha bebida favorita, e porque não, tentar até reproduzi-lo algum dia (depois que os materiais necessários e ingredientes forem adquiridos, é claro)?

Fui junto com o Ed Carona, conhecer os fundos de um bar perto de meu antigo ambiente de trabalho na ESPN. Chegamos as 19h e a aula, muito produtiva por sinal, terminou só depois de 23h30.

O professor é um show a parte, meio marinheiro Popeye misturado com Dr. House, o velho putão e boca suja, que dá aula enquanto vira vários copos de birita, solta pérolas como "Se eu tivesse que usar luva, parava de fazer" ou "Puta que pariu, claro que precisa dessa merda! Se quiser jogar rapadura ou queijo branco depois joga". 

E nada melhor do que isso pra te convencer de que "se ele consegue, eu também consigo". Sério, produzir essa bebida dos Deuses é muito mais fácil do que parece! Praticamente um cafézão!

Modo de preparo segundo minha memória:

1. Moer o malte (não muito grosso nem muito fino)
2. Botar pra ferver em um panelão de 10L entre 65 e 70 graus por 50min usando um "filtro esparadrapo"
3. Testar o iodo
4. Filtrar em baldes (tirando o filtro da panela e passando pros baldes) e ir renovando o líquido da panela
5. Jogar o fermento, cor e gosto e botar pra ferver a 100 graus por mais 50 min
6. Tirar do fogo e botar o panelão pra esfriar numa bacia grande com gelo (fica bom a hora que o bagulho do meio já tiver descido - ou desaparecido da superfície, não estiver mais saindo fumaça e a água não estiver quente)
7. Passar pra outro recipiente só o líquido.
8. Botar o bagulhinho na tampa do recipiente pra ver se está tudo ok com o nível alcoolico
9. Deixar o recipiente de boas por uns 10 dias.
10. Abrir o recipiente e jogar uns 100 ml do que sair primeiro fora.
11. Encher uma garrafa de 600ml.
12. Jogar um saquinho de 5g de açúcar.
13. Fechar com tampa a garrafa e garantir que a tampa não gire.
14. Aguardar mais 20 dias
15. Abrir e se divertir!

Nessa segunda voltei lá fazer os passos 10 e em diante. Fiquei realmente animado com a possibilidade de produzir minha própria cerveja. Só tem um único porém. O mesmo limitador de sempre: grana. 

Comprar todos os materiais (e principalmente os ingredientes) não fica barato, então talvez eu precise juntar um caixa antes de começar a brincar com isso. Do jeito que o preço da cerveja (principalmente cerveja boa) tem subido ultimamente, talvez seja a única opção. :)

Nenhum comentário: