domingo, agosto 18, 2013

"That the Joke was on me"....(A piada Mortal)

No ultimo podcast do Kevin Smith, realizado sexta feira passada, Grant Morrison soltou uma bomba no colo dos fãs de hqs. Segundo ele, Alan Moore matou o Coringa, nem 1988 e ninguém percebeu!
Claro que tive que reler a obra mencionada (“A piada mortal”, um dos maiores clássicos do Batman) depois disso, e não eh que o careca tava certo? Caralho, tava tudo ali, bem na nossa frente!Eu li essa hq pela primeira vez, há muito tempo atrás, quando conhecia muito menos de HQs e antes mesmo de ler Watchmen ou Sandman. Mas lembro que o final era meio perturbador. O Coringa, depois de deixar a Batgirl numa cadeira de rodas e de sequestrar o Comissário Gordon (talvez tendo ate o estuprado!), encontra o Batman e conta uma piada. O Batman ri junto com o criminoso, e o gibi acaba. Mesmo sendo muito juvenil quando li a historia, achei um final muito estranho.
Eis a piada do Coringa: Dois loucos estão correndo, fugindo do hospício e tem de pular de um prédio para o outro. Um dos loucos pula. O outro tem medo de cair. O primeiro louco então diz que tem uma lanterna, que ele pode liga-la, assim o outro pode atravessar pelo facho de luz. Mas o outro louco responde “Eu não, e se você desligar a lanterna quando eu estiver no meio do caminho?”
Vamos considerar que essa eh uma piada sem muita graça, e caberiam ai muitas piadas melhores. Depois que ele conta a piada, o Batman, que nunca ri na vida, começa a gargalhar e do nada, a revista acaba (abaixo segue a ultima pagina da HQ):
Uma puta historia do caralho, acabava do nada, com um final meio sem sal. A menos que a piada fosse tão foda, que apesar de obvia, ninguém tivesse entendido. Mesmo estando no nome da revista (The killing joke!).
Reparem que o Batman ri, com o braço perto do pescoço do coringa. Segundo Morrison, nessa hora, ele quebra o pescoço do palhaço! Tanto que no quadrinho seguinte, o que vemos eh a mão do vilão, já meio sem vida, caindo junto a seu corpo. E as risadas do Coringa cessam de repente! E como se não fosse o suficiente, nos últimos quadros temos o que? Um facho de luz interrompido! Uma alusão a piada dos loucos, na qual um mataria o outro, interrompendo um facho de luz!  No ultimo quadro, apenas escuridão!
Puta-que-o-pariu! Ta tudo ali, na nossa cara! A DC jamais deixaria o Moore matar o Coringa, então o autor fez isso de uma forma tão inteligente, tão sutil, que nem percebemos e enganou todo mundo por anos! Caraaaalho! Caraaaalho! Coisa que depois que você percebe, fica tao obvio, que fica se sentindo um idiota de nao ter percebido antes!
Agora uma HQ que já era foda, ficou ainda melhor, transformando o Moore num Da Vinci da nona arte! E a piada contada pelo vilão finalmente fez sentido! Puta que pariu, Alan Moore elevou os quadrinhos a novos patamares mais uma vez! Muito obrigado, seu gênio maldito!!!

Nenhum comentário: