segunda-feira, julho 15, 2013

Do Inferno - Alan Moore (Review)

Quando perguntaram em um fórum quem era minha editora favorita, Marvel ou DC, respondi que não dava pra escolher. Fazendo uma analogia, se os quadrinhos fossem o corpo de uma mulher, a Marvel seria o seio esquerdo e a DC o seio direito. Os dois são bons, e não da pra ficar apenas com um. Claro que a pergunta obvia que se seguiu foi “Mas então quem seria a vagina?” E a vagina, meus amigos, o crème de la crème, eh Alan Moore.

Alan Moore começou na Marvel Britânica, onde trabalhou em Miracleman e fez as melhores historias do Superman, na revista da copia britânica do herói. E logo depois fez na DC Monstro do Pântano, Watchmen e algumas das melhores historias do Super e do Lanterna Verde. Mas depois dos anos 80, se cansou, e decidiu trabalhar apenas com editoras menores, onde teria maior controle de seus personagens.

Muitas de suas obras, como V de Vingança e Liga Extraordinária, hoje são conhecidas do grande publico, graças a filmes de relativo sucesso. Mas uma de suas melhores historias eh também uma das menos conhecidas. “DO INFERNO”, uma HQ gigantesca, com mais de 400 paginas, em preto & branco, na qual Alan mostra com a maior fidelidade possível, a historia de Jack, o Estripador.

A trama engloba a família real britânica, prostituição, chantagem, segredos da maçonaria que permeiam a arquitetura de Londres, e a participação coadjuvante de diversos artistas da época (entre eles, Oscar Wilde) e foi construída em cima da teoria mais provável e também mais incrível a respeito dos assassinatos, que não tem nenhum culpado confirmado até os dias de hoje.

Na época dos assassinatos, inclusive, os jornais de Londres receberam cartas de diversas pessoas diferentes assumindo a autoria dos crimes. O nome do livro, foi tirado de uma dessas cartas, uma carta que dizia ter sido enviada “Do Inferno”.

Essa HQ ficou rara no Brasil, pois saiu aqui há muito tempo, dividida em 4 volumes, por uma editora que não existe mais, custando uns 40 reais cada edição e não tem reimpressões programadas pra saírem em nenhum futuro próximo. Mas o encadernado em inglês eh lindo e honesto, pode ser encontrado por apenas 25 dólares na Amazon, e vale cada centavo! Leitura absurdamente aconselhada, não somente para fãs de quadrinhos, mas pra qualquer um que curta historia maçônica, teorias da conspiração e ficção policial.


Nenhum comentário: