terça-feira, agosto 10, 2010

´Does it spells with two tees?´
Meu encontro com Robert Crumb

Caraaaaaaalho! Valeu a pena sobreviver ao acidente! To acabando de chegar da Livraria da Vila, onde vi pessoalmente ninugém menos que ROBERT CRUMB!!!! Puta q pariuuuu! O cara é simplesmente o maior quadrinhista underground do planeta!!! Autor de Fritz, the Cat, America, Mr. Natural, Zap Comix e muitos outros.Ele é um dos pilares da contracultura, O mestre do desenho sujo! E eu vi ele hoje, ao vivo, em pessoa!!! Ele e o Gilbert Shelton (de Freak Furry Brothers) vieram pro Brasil pra participar da Flip (a Feira do Livro de Parati) e aproveitaram pra dar uma passada hoje por São Paulo e dar uma palestra na Livraria. Fiquei sabendo no Universohq hj a tarde e na hora surtei, foda-se a aula eu tinha q ir! Se eu tivesse trampando (e consequentemente tivesse grana) teria ido pra Parati soh pra ver esses caras e agora eles tavam aqui! Na minha cidade! Como eu nunca tinha nem passado perto dessa livraria acabei chegando lah só as 7 da noite, ainda com a ajuda de um casal que andou comigo boa parte do caminho pra me indicar o lugar certo quando eu desci do onibus no lugar errado, uns pontos antes (e a palestra deles começava 7 e meia), e quando cheguei ja fui informado q eles soh iam autografar pra 40 pessoas pra quem eles tinham dado senhas e q tinha gente q tinha chegado as 10 da manhã. Pensei, fodeu, nem vou comprar esses encadernados (a maioria das histórias eu ja tenho em originais americanos q eu comprei em sebos, mas tão todos em Jaú) então. Aí fui me esgueirando pela multidão (sério, tinha uma turba nerd gigantesca no local) e até que consegui um bom lugar pra ver a palestra (bem em cima do chapéu do Crumb - fotos em breve). O mediador da palestra foi o Caco galhardo (que faz tirinhas pra Folha) e um tradutor bem meia boca, que não sabia nada sobre quadrinhos ou drogas (basicamente os unicos tópicos discutidos) ficou mais atrapalhando que ajudando quem não manjava inglês. Meu Deus,passei a curtir ainda mais o trampo dos dois autores agora, os caras são gente fina pra cacete, meu, sério mesmo. O Crumb falou que acredita q as pessoas podem tirar mais lições do Bukowski que da Biblia (duas coisas q ele jah adaptou pros quadrinhos), que ja usou muito LSD e q isso fez mto bem pro desenho dele, mas que ele não recomenda pra ninguém, que não curte super-heróis, só Popeye, Mad e Felix mesmo, e o Jazz dos anos 20. Ele coleciona discos de 78 rotações e ganhou um monte deles de musica brasileira da galera. O Shelton falou que nunca foi preso, apesar d ter sido pego com drogas varias vezes (os policiais sempre jogavam fora e deixavam queto nos anos 60) e que costumava usar Peyote (cacto similar ao LSD) e que achava q Matusalem provavelmente não viveu tanto, mas tava chapado a ponto de acreditar q tinha vivido. A palestra foi curtinha, começou quase 20h e 21h e poco tava acabando, mas eu curti demais cada segundo e filosofia. Porra, é o CRUMB! Aí veio a hora dos autógrafos, e eu surtando! Aí comecei a estudar o sistema de autógrafos, a pessoa passava primeiro pelo Shelton, rasgavam a senha dela depois passava pelo crumb (e imagina a muvuca nerd q tava na frente da mesa!). Parei um maluco que tinha acabado de ter seus livros autografados e pedi a senha dele, ele falou que jah tava rasgada, mas eu disse que ia tentar mesmo assim. Comprei um encadernado do Fritz, the Cat e com a senha na mão, entrei na muvuca direto na direção do Crumb (mesmo porque eu não tinha grana pra comprar um livro de cada, que custa em torno de 50 pilas cada!). Mostrei minha senha rasgada pro segurança do Crumb (qualquer coisa ele ia pensar q eu jah tinha passado pelo Shelton, por isso minha senha jah tava rasgada, o unico problema eh q eu nao tinha outro livro na mão!) e ainda tive a audácia de pedir pra ele a caneta dele emprestada pra eu escrever meu nome no verso da senha. E funcionou!!! Mesmo chegando tarde pra cacete e sem senha, passei na frente de uma porrada de gente (consegui a senha usada n. 23) e consegui um AUTÓGRAFO DO ROBERT CRUMB!!! Falei pra ele ´that´s my name´e apontei o papel escrito ´gustt´. Ele perguntou ´Does it spells with two tees?`(se escreve com dois t´s?), eu respondi ´yes sir´ e depois que ele autografou meu livro mandei um ´thank you so much´ e ele me deu aquele sorrisão nerd soh dele. Tah, não foi a maior conversa do universo, mas caralho, EU FALEI COM ROBERT CRUMB!!! Sai da bancada superfeliz, contendo as lágrimas de emoção, porra, eu tenho um livro autografado pelo CRUMB! Tipo, ele não é só foda, depois q ele ficou famoso se mudou pra França, onde vive recluso ha anos. Ele não é o tipico quadrinhista que participa de convenções ou da atenção aos fãs, não sai muito de casa e eu consegui (com uma falcatrua básica, claro, do mesmo jeito q sempre consigo lugares bons nos shows) um autógrafo superconcorrido do cara, meu mestre!!! Meu, que felicidade, sério, tipo, isso é um dez numa escala de felicidade nerd! Pra minha sorte ainda tinha um ponto de onibus, em frente a livraria, que descia a Consolação e me deixava praticamente na porta de casa. Voltei o trajeto todo no busão abraçando meu livro, cheguei em ksa gritando de alegria ´PUTA Q PARIU, EU VI O ROBERT CRUMB!) e contando tudo pro meu irmão, enquanto tomavamos umas cervejas (falando nisso, na palestra eu vi uma mina que eu, meu irmão e o Guto tinhamos visto varias vezes no mochilão, e que no tempo da seca, qdo agente tava sem grana em Cuzco, me deu duas cervejas em troco da minha alma) e comiamos uns amendoins e agora eu tinha que contar tudo pra voces. To feliz pra caralho!!! VI UMA PALESTRA E TENHO UMA HQ AUTOGRAFADA DO ROBERT CRUMB!!!O homem é esse de chapéu:

Isso é o que vai pra moldura:

Nenhum comentário: