sexta-feira, julho 15, 2016

O bigode

Outro dia eu estava na casa de um amigo para um churrasco e a família dele estava lá. Nós somos amigos desde que eu tinha uns cinco, seis anos. E não é sempre que você consegue manter ou se lembrar de uma amizade que começa com uma luta de bonecos. Muito antes de eu saber que o correto seria chamar "bonecos" de "figuras de ação" ou "gibis" de "HQs".
Bom, o fato é que desde que eu me conheço por gente o pai desse amigo usa bigode. Acompanhei esse bigode passar de preto pra cinza e de cinza pra branco. E pra minha surpresa, nesse dia o bigode não estava lá.
Aquilo era tão raro quanto um eclipse ou a chegada do cometa Halley, então tive que perguntar qual era a razão dele estar usando um novo rosto.
O pai do meu amigo respondeu que deixou o bigode quando começou a advogar, e não tirou até se aposentar, ele tinha medo do que fossem pensar, que fossem estranhar ou qualquer coisa do tipo.
Ou "seje", alguém pode passar 40 anos sem tirar um bigode, quarenta A-NOS, por medo de mudança. 
História nova, moral velha: jamais deixe de fazer qualquer coisa pensando no que qualquer um possa pensar. Ou um dia pode se ver obrigado a usar um bigode muito depois dele estar fora de moda.

Nenhum comentário: