sábado, setembro 07, 2013

Curso de escrita

Semana passada fui pra SP fazer um curso na Escola do Escritor. Era minha primeira semana no trampo novo e eu mal tinha me adptado a acordar cedo de novo, mas ainda assim, o curso parecia muito bom e eu tinha que faze-lo. Sendo assim, acordei ainda mais cedo no sábado pro curso que ia das oito da manha as cinco da tarde, pra aprender a escrever. De verdade. Profissionalmente falando.

E o curso, ministrado por um professor escritor/advogado/provavelmente limeirense, realmente valeu a pena. Nele, foram apresentadas técnicas de planejamento de narrativa, capítulos, da jornada do heroi e tudo mais. E ainda os custos de impressão de um livro e detalhes técnicos como numero de caracteres por pagina.

Fiquei sabendo ate que Asimov morava com Joseph Campbell, por isso suas narrativas são tao bem construídas. E que nos EUA os caras são tao foda que ate estudam quanto tempo em media uma pessoa passa no metro, porque eh quanto tempo deve durar em media a leitura de um capitulo. Assim a pessoa não tem que parar o capitulo no meio e fica ansiosa pela próxima parada, quando poderá continuar sua leitura.

Alem disso, no mesmo dia, a turma começou a escrever um livro em conjunto. Combinamos de termina-lo via conversas de email, o professor vai corrigindo e dando uns toques e ao final tem uma editora que imprime. Não sei se vai dar certo, mas meu capitulo eu já enviei.E o curso ainda me deu uma animada pra tratar minhas ideias de forma mais profissional. Se eu não dedicar um tempo a realmente sentar e trabalhar em cima delas, nunca vou terminar nada. Agora já tenho um planejamento melhor de trabalho.


Hora de libertar meus monstros.

Nenhum comentário: