Esses dias acabei me aprofundando um pouco na "Operação Mãos Limpas" que aconteceu na Itália nos anos 90. Ela tem semelhanças com a Lava-jato em diversos pontos e bom, pra não perder a piada com toque italiano, infelizmente acabou em pizza.
Um breve panorama do que rolou por lá e suas semelhanças com nosso atual cenário político:
1- Até antes dos anos 90, os políticos italianos não podiam ser investigados sem prévia autorização do congresso. No Brasil, políticos não podiam ser investigados sem autorização do congresso até meados de 2010.
2- Um belo dia pegaram um peão italiano que tava extorquindo o pessoal de um asilo. Ele acabou abrindo o bico, num esquema de delação premiada e o pessoal viu que todo o Congresso italiano estava sujo. No Brasil, Marcelo Odebrecht foi preso e começou a delatar geral.
3- Houveram diversas tentativas de limitar a atuação do judiciário na Italia. Em uma delas, como não tinha nenhum partido comunista nas investigações, acusaram os juízes de serem comunistas. Do mesmo jeito que por aqui acusam o Moro de não investigar o PSDB.
4- Enquanto isso, os parlamentares italianos começavam a tentar passar diversas leis pra se blindarem. Uma delas passou num dia de jogo de copa do mundo. Ela negava a hipótese de prisão preventiva em "crimes de colarinho branco" e acabou soltando mais de 2 mil felas di putta. No Brasil, os parlamentares articulam, por exemplo, trazer de volta essa proposta: a limitação para seis meses do período de investigação de crimes praticados por políticos com mandatos eletivos. Como uma investigação dessas dura muuuito tempo, seria o mesmo que absolver todo mundo.
5- Como consequência, os italianos perderam a fé nos políticos e elegeram um gestor (dono de canal de televisão e time de futebol) como seu novo salvador. Assim que esse cara entrou no poder, aprovou leis que favoreceram pra caralho a corrupção, como por exemplo, uma que limitou a prescrição desse tipo de crime para sete anos. Dessa forma, ele próprio (que já tinha aparecido em alguns esquemas) e milhares de outros caras corruptos puderam voltar a curtir a bandidagem livremente, já que nenhuma investigação desse porte dura tão pouco. Alguma dúvida de que isso pode acontecer muito em breve por aqui?
Bom, esse é só um resumo (bem tosco, por sinal) de tudo que rolou. Teve muito mais coisa, inclusive uma incrivelmente suspeita onda de suicídios entre os diretores de uma petrolífera envolvida nos esquemas.
Se quiser saber mais sobre o caso, o incrível podcast que me inspirou a fazer esse post foi esse aqui: http://anticast.com.br/ 2017/04/salvomelhorjuizo/smj- 45-operacao-maos-limpas/. Recomendo demais pra quem tiver um tempinho. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário