sexta-feira, julho 12, 2013

Pelo retorno dos jogos Non Sense

Hoje em dia os jogos tem historias incríveis. Muitas vezes melhores do que as que encontramos no cinema. Bioshock eh uma puta ficção, God of War um puta filme de ação, Red Dead Redemption ou Call of Juarez bons faroestes, Walking Dead teve episódios melhores nos games do que na ultima temporada, e eu nem gosto muito de filmes militares, mas dou o braço a torcer por qualquer Call of Duty. 

E isso eh do caralho. Mas tem seu lado ruim. Muito ruim.

Vamos analisar os clássicos: Mario Bros, Sonic, Pac-Man. São jogos lindos, mas que não tem logica nenhuma, que não foram pensados considerando uma historia coesa. Um encanador italiano que pula em tartarugas e plantas carnívoras, um porco espinho azul que coleciona moedas ou uma bolinha amarela que come fantasmas jamais seriam concebidos em um mundo que necessita de logica narrativa. 

Antes um jogo tipo Mortal Kombat, tinha que penar pra criar uma logica ao seu redor, necessária a uma adaptação aos cinemas ou desenhos animados. Hoje, toda a historia dos personagens dos games já nasce pronta pra qualquer meio. E assim, infelizmente, os games perdem aquele gostinho non sense de antigamente.
  
Angry birds eh a maior prova de que as pessoas sentem falta disso. Ninguem se importa porque esta jogando diversos tipos de passarinhos em porcos verdes de bigode. Isso eh divertido e pronto. E num mundo real já tao sem graça, quanto mais fora da realidade for a diversão, melhor. 

Nenhum comentário: